O site da Infogene faz uso de Cookies de modo a que possa ter a melhor experiência de utilização de todas as suas funcionalidades, não recolhendo informação pessoal. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Inovação

Propriedade Intelectual

A Infogene procura dominar todas as competências necessárias para percorrer o ciclo de inovação no desenvolvimento de produtos na área do dispositivo médico, com aplicação na deteção precoce do cancro. Para além de uma sólida experiência em I&D, a equipa tem fluência na área da Propriedade Industrial (PI), tendo sido desenvolvidas capacidades para realizar pesquisas em bases de dados de patentes, redação de patentes e respetivas reivindicações e submissão de registos.

Neste âmbito, em 2012, a Infogene registou uma patente nos EUA e Europa que protege uma família de dispositivos médicos portáteis para a colheita, armazenamento, transporte e recuperação de material biológico, sem manipulação significativa e sem risco de contaminação cruzada.

A patente foi concedida em 2017 para o território dos EUA e Europa.

A Infogene possui ainda competências relevantes na área do desenho técnico e prototipagem, tendo capacidade de produção em 3D. Para além disso, domina os assuntos regulamentares na área do dispositivo médico e tem capacidade de preparar documentação técnica para avaliação de conformidade e obtenção de certificação CE. A equipa da Infogene também ela tem formação e capacidade para implementar sistemas de certificação de qualidade (ISO9001 e ISO13485) como base para um processo de fabrico de um dispositivo médico e prestação de um serviço associado.

Neste contexto, a Infogene tem no momento um teste em validação clínica, o Oncosopro para o cancro do pulmão, e um teste em fase de fabrico, o Uromonitor para o cancro da bexiga.

Oncosopro

O cancro do pulmão é o tumor com maior taxa de mortalidade, representando 1/3 das mortes por doença oncológica. É uma patologia com um decurso silencioso, sem sintomas característicos que permitam a sua deteção precoce, o que faz com que 75% dos casos sejam diagnosticados tardiamente, em fase inoperável. O diagnóstico tardio da doença exige uma necessidade premente de métodos de identificação precoce, o que corresponde à sua identificação numa fase da sua história natural, passível de tratamento e consequentemente prolongando a esperança de vida e reduzindo a mortalidade. Assim, a Infogene desenvolveu o Oncosopro, que consiste num método de deteção de biomarcadores presentes no ar exalado, que podem ser recuperados por um instrumento portátil de autocolheita. Estes biomarcadores podem ser sujeitos a determinações laboratoriais com especificidade para o cancro do pulmão ou a análise de alterações genéticas que prevejam a resposta a determinadas terapêuticas.

Uromonitor

O carcinoma da bexiga é o tipo de cancro com a maior taxa de recorrência. Cerca de 70% dos doentes sofrem recorrência local após o tratamento. Por esta razão os doentes são submetidos a uma vigilância pós-cirúrgica intensiva e extremamente incómoda, através de um exame endoscópico para visualização das vias urinárias baixas, uretra e bexiga, designado por cistoscopia. Desta forma, o grupo de investigação do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) desenvolveu o Uromonitor, um ensaio suficientemente sensível para detetar as alterações genéticas mais frequentes do cancro da bexiga, sendo a Infogene o parceiro eleito para o fabrico do teste. Pretende-se com este teste, melhorar a qualidade de vida dos doentes com carcinoma da bexiga durante o follow-up, através da inclusão de um ensaio com carácter não invasivo (baseado na urina) como complemento à vigilância e a deteção de recorrência do carcinoma da bexiga. Outros benefícios relevantes advêm da redução das complicações e comorbidades associadas ao método de vigilância atualmente utilizado.